Ortodontia Lingual
A Ortodontia Lingual iniciou-se no início da década de 70. Começou simultaneamente no Japão com Dr. Kinya Fujita e nos EUA com Dr. Craven Kurz. O Dr. Fujita idealizou brackets para que seus pacientes que praticavam artes marciais não se machucassem durante as lutas de confronto. O Dr. Craven Kurtz utilizava a técnica para fins estéticos.

O aparelho é fixo, composto de metais níquel-cromo com mecânicas semelhantes aos dos aparelhos convencionais. A diferença é que toda aparelhagem fixa é colada atrás dos dentes, assim denominamos também como um aparelho invisível, pois, não compromete a estética. Atualmente a técnica lingual tem sido realizada com muito sucesso, principalmente na Ásia e Europa. No Brasil a Ortodontia Lingual está com dez anos de atividade, desde a fundação da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL). Os associados se reúnem com freqüência em cursos e palestras para discutirem novas técnicas e materiais.

Vantagens do Aparelho Lingual

O aparelho é invisível, portanto não compromete a estética;
Após a remoção da aparelhagem não corre o risco dos dentes ficarem manchados ou descalcificados, pois, a colagem é sempre feita pela superfície lingual dos dentes;
Não projeta os lábios para frente, portanto não há alterações do perfil labial.
Representa uma alternativa de tratamento para pacientes que não aceitam a técnica vestibular (convencional);
Facilita a visualização estética dental e facial